23.8.09

A arte do disco rígido.




Zinabrenses queridos. Isso também vale para os nossos leitores.
Esta zinabrense que vos escreve está num vacilo imeeeenso. Sou encarregada de postar todo dia 23 de cada mês e por ocasião de trabalhos extras a minha data ficou no vácuo temporariamente. Sim, temporariamente porque eu sempre venho me redimir trazendo novidades e coisas interessantes do mundo das artes para todos. A desse mês eu iria indicar somente a exposição File 2009 que tá rolando no prédio da Fiesp, logo ali na Paulista. É um evento que discute arte e tecnologia. Ele já rodou alguns estados como o Rio, Porto Alegre e agora ele está aqui, pertinho de nós.

Eu fui no ano passado e não deu para acompanhar a quantidade de coisas que acontecem na exposição, mas o evento desse ano me chamou a atenção porque eu encontrei um lance que tem tudo a ver com o Zinabre, além de todo o evento, claro. São os e-poemas de Agnus Valente e do Nardo Germano.

O trabalho deles tem a cara o Zinabre e ao mesmo tempo, todo o evento tem tudo a ver com o livro que estou no momento, que é o Simulacro e Simulações, do Jean Baudrillard. Agora, adendo meio nerd, este mesmo livro estava na mão do Neo no primeiro filme da séria Matrix. Vocês lembram disso? Na hora que ele vai entregar um programa para outro hacker e é convidado para ir a uma festa. Lá ele conhece a Trinity.

Mas voltando ao assunto, eu digo que isso tem a ver com o que estou lendo, Matrix e tal, porque o evento não passa de uma arte simulada. Vocês concordam comigo? Está lá tudo digitalizado. Por tanto, eu deixo uma nova pergunta e a mais importante: o fato dela ser uma simulação, digitalizada, deixa de ser arte? É com vocês zinabrenses. A seguir eu deixo algumas imagens do evento.

Site do Agnus Valente e Nardo Germano aqui.

Filme 1 - Dentro do File 2009

4 comentários:

tomazmusso disse...

talvez deixe de ser verdade mas não de ser arte. ahn?

Victor Meira disse...

Deixar de ser verdade ou de ser arte? Que papo de doido. Arte é arte, seja no computador, no papel, na tevê, no cinema, na rua, no puteiro, no escritório, no esgoto, no videogame ou num livro. Não existe plataforma que limite a expressão artística.

Simulação? Como assim? Que simulação? O meio eletrônico é uma simulação? Então o Zinabre é uma simulação de arte?

Maluquice, Chris.
Beijo.

Chris disse...

O objetivo está sendo alcançado. O povo tá ficando doido. hehehe

tomazmusso disse...

basta a imaginação, e a simulação vira realidade.