5.1.10

Haikai

Há algum tempo descobri que um parente próximo era poeta, ele escrevia Haikai. Claramente, eu não entendia nada dessa forma poética, que diz tanto a respeito da cultura oriental, e como poeta e twittero fiquei curioso para entender um pouco melhor como esses escritores podiam traduzir sentimentos nessa forma tão simples e elementar. O oriental é espirituoso, tem paixão pelo sublime e pelo simples, além de ser muito conectado ao mundo que o rodeia, poetas por natureza.

Os primeiros Haikais foram escritos no século XVII. É formado por três linhas, sendo a primeira e última de cinco sílabas e a segunda de sete (preferencialmente). Vale lembrar que o caractere japonês é formado por sílabas, como: ta, te, ti, to, tu, ka, ke, ki, ko, ku, etc... Portanto, o poema escrito em japonês tem apenas uma linha vertical com 17 caracteres. Existem diversas vertentes do Haikai, algumas que levam a sério a quantidade de sílabas, outras que prezam mais pelo conteúdo espiritual expresso ou adoração a natureza, e outras ainda que preferem rimar a primeira com a terceira linha.

Chega de falar de forma, espero que gostem da minha primeira experiência Haikaiana:

O vento encanta
As nuvens e árvores dançam
Estão hipnotizadas

4 comentários:

Victor Meira disse...

Tulio, sua graça me encanta. Arrepiei com o singelo Haikai. Leva jeito, mano.

Adorei o post.
Abraço!

TEZ disse...

Momento zero.Para não brow!!!
Tá no formato =]

Leo Curcino disse...

na exposição que rolou no MASP em 2007 em comemoração do centenário da Imigração Japonesa no Brasil tinham alguns belos exemplos. É simpático isso.

Anônimo disse...

Eheheheheh...letrado em arte japonesa....

Para inicio..está ótimo...

malaspina pai