11.11.09

1/2 Dúzia de 3 ou 4


Saudações mambembes!

Descobri recentemente uma banda da pá virada chamada 1/2 Dúzia de 3 ou 4, aqui de SP. Tô curtindo pra caralho! Assisti ao vivo por acaso, numa edição do evento Estação Catraca Livre, em que eu apresentava uma competição de poesia falada (Cruzada Poética) e na sequência, consegui umas músicas dos figuras na rede, que fazem parte do álbum Tudo se torna. Eles vendem este mesmo cd em formato bolsa de pano artesanal no show, já diferenciando do atual SMD de 5 pratas (que também é bem interessante, mas já um pouco manjado), e ainda disponibilizam as faixas gratuitamente no site.Os caras tem uma influência-exaltação deslavadamente assumida de Tom Zé e propõem uma provocação refinada a MPB, utilizando de elementos saturados, em termos de estereótipo da própria: A música brasileira está morrendo de cansaço/ A música brasileira está morrendo de preguiça/ Temos sido bons meninos/ E lavamos nossas mãos/ Nossos plágios são sadios/ Nos comemos direitinho/ – Olha o aviãozinho/ Olha que coisa mais gringa/ Mais cheia de graxa/ É ela mendiga/ Que vem e que pasta/ Moça do filme queimado/ Ao sol de Iracema/ O seu balançado...; tanto na parte instrumental, quanto nas letras, conseguindo ser extremamente autênticos, além de possuírem excelente performance, irreverente e consistente no palco. Sem contar nos temas que exploram, passando por ONG, Xuxa, Fashion Style, tudo de forma inteligente e iconoclasta.
Acredito que nos tempos em que novidade parece ser a falta da mesma, o caminho é explorar outras possibilidades de experimentação, já que as vezes tudo parece ser reprodução do que já foi feito antes, então nesse sentido, renovar as perspectivas de produção criativa, com humor e qualidade, textura, conceito, interação, sempre acabam funcionando bem na minha opinião.

Os caras também estão no myspace - hoje em dia parece que uma banda independente ou alternativa "entre aspas" - não existe sem ter uma conta por lá.

Confiram!

2 comentários:

Victor Meira disse...

Que legal, Caco!

Tô ouvindo umas aqui, tô gostando.

Volto depois pra falar mais.
Abraço!

Rachel Souza disse...

Que beleza!