13.5.09

13 Queridos Bandidos #5

Relativismo permissivo

Caceta, quarenta minutos de atraso e de praxe. Boas tardes às duplas caipiras.

O banheiro é que mudou. Eu tava cagando e escovando os dentes. Enquanto eu pensava em como ia limpar a bunda sem passar pasta ou achando que tava demorando demais e a espuma começou a queimar os cantinhos da boca, olhei pra parede.

Tinha três focos de luz no amareladinho da parede. Um vinha da lâmpada, outro pesquisei e achei o ângulo de reflexo, vinha da própria lâmpada refletida no espelho. Mas e o terceiro foco? Atrás do terceiro foco tive certeza de que o banheiro estava bem mais aceso. Meio brilhoso mesmo, quando o cabelo que é preto fica acinzentado por causa do brilho.

Não tinha nada de diferente. Tinha. Em cima da pia, além do descostumoso forninho para pequenas coisas, tinha um cinzeiro e um isqueiro. E proveniente desse mesmo movimento, fumaça. Mas na verdade não dava pra ver a fumaça, só sentir o cheiro de fumaça de cigarro. Aí tudo rimava, imagina, os descostumes eram o banheiro, o cinzeiro, o cheiro e o isqueiro.

Eu estava diante de uma surpresa fonética, de uma confabulação de letrinhas, quatro –eiro. E não sabia o que tinha a ver com o brilho. Mas o banheiro brilhava e eu tava gostando de sentir o banheiro brilhando. Levantei, isso depois de estabelecer uma série de relações lógicas pra não me lascar entre limpar a bunda e cuspir pasta no chão. E quando me olhei no espelho achei divertidíssimo tudo estar mais claro, visível, iluminado.

Saí do banheiro. Caramba. No lado de fora tava tudo mais brilhoso.

3 comentários:

tomazmusso disse...

mano, vou te dizer...
esses são aqueles momentos mágicos de descoberta, em que o mundo se torna tão mais interessante por uma simples singeleza do momento. muito bonito esse momento, tudo brilhando mais, vc brilhando o banheiro brilhando o mundo brilhando... viva o cotidiano! viva os pequenos tesouros vivos! muito bom isso, tinge a rotina de algo lindo.
é baseado?
ôhh, baseado em fatos reais??
abração!
como foi a virada cultural?

bacana; esqueci a senha disse...

vish, é baseado.
certeza.
mas é lindo também certeza e tudo verdade!! adorei também rapaz, é mto parecido com coisas que faço o tmpo todo nos intervalos d tempo do cotidiano!
daora!
vm que vem!

abraaass

Tulio Malaspina disse...

Saudações Heik!
me agrada a trama cotidiana, principalmente essas gasosas, vaporosas, fumaçosas... são carregadas de simbolos pessoais e textualidade liquida, que escorre.
abraços maluco!!